Artigo narrado por: Lívia Fernanda- Jornalista

 

A agricultura e a pecuária são setores que fornecem produtos fundamentais para o mercado e, consequentemente, para o consumo do brasileiro. Para otimizar as atividades desses setores, máquinas e tecnologias estão sendo aplicadas, tornando-as mais práticas, simples e lucrativas.

A tecnologia também está sendo empregada para otimizar a meteorologia, que é fundamental para que produtores façam o seu planejamento corretamente. Por essa razão, é importante entender as suas demandas e pensar em soluções cada vez mais precisas.

A análise de modelos numéricos para a previsão do tempo é uma dessas alternativas. Quer saber mais sobre esse assunto? Este post vai explicar o que é a análise de modelos numéricos, quais são as vantagens de sua aplicação para a agricultura e pecuária e por que se especializar nessa área. Confira!

 

Saiba o que é análise de modelos numéricos

Os modelos numéricos são simulações que procuram mostrar de que forma a atmosfera está se comportando no momento e qual a previsão para o seu comportamento no futuro. Funciona mais ou menos como uma rede de pesca em que cada nó representa cálculos a respeito da previsão.

A partir dos dados meteorológicos disponibilizados em cada país, o modelo faz uma série de contas para identificar como o tempo estará dentro de um espaço de tempo. Com isso, o sistema produz uma simulação bem próxima da realidade. Essa metodologia é baseada em simplificar as contas, a topografia e outros dados para que a previsão seja gerada de forma mais rápida e os diagnósticos prontos sejam úteis.

Esse tipo de trabalho não indica exatamente a quantidade de milímetros de chuva, por exemplo, mas, a partir da temperatura, estação do ano e precipitação, consegue indicar o tipo da chuva e o momento do dia em que ela cairá, o que permite que produtores se organizem melhor.

 

Entenda por que é importante se especializar nessa área

Diversas atividades do cotidiano dependem de conhecer a previsão do tempo. Por essa razão, a área da meteorologia, responsável por essas previsões, tem ganhado destaque na hora de gerir o futuro de uma empresa. Entretanto, um dos grandes problemas enfrentados é que, muitas vezes, os gestores de setores que estão ligados diretamente ao clima não tem conhecimento suficiente para interpretar os dados e tomar uma decisão estratégica.

Quando falamos em agricultura e pecuária, essa tomada de decisão é ainda mais importante, uma vez que levar em conta apenas a própria percepção é correr um risco muito alto. Por isso, muitos fazendeiros optam por recorrer a consultores que entendem da área e que podem evitar que eles traduzam as informações dos modelos numéricos de forma errônea, causando problemas.

Devido à relevância dessa área de conhecimento para a economia, se especializar em meteorologia e, sobretudo, dominar a análise de modelos numéricos representam um diferencial. 

 

Conheça as vantagens da aplicação de modelos numéricos

Como vimos, uma série de atividades do cotidiano e atividades produtivas estão diretamente relacionadas ao comportamento climático de cada região. Por sorte, com a disponibilidade de recursos tecnológicos, acessar informações sobre o clima e sobre previsões passou a fazer parte da rotina de gestores e produtores de forma positiva.

Mesmo que os métodos ainda não tenham atingido um grau de precisão que os produtores desejam, atualmente já é possível determinar com alto grau de confiabilidade alguns cenários importantes para a agricultura e pecuária.

Por exemplo, a previsão pode não conseguir apontar quantos milímetros vai chover em algum dia específico, mas ela permite determinar, com significativa precisão, o tipo de chuva esperado para determinadas épocas, permitindo os fazendeiros tomarem a decisão correta.

É importante destacar que os dados emitidos pelos modelos numéricos são importantes para evitar que esses produtores tomem atitudes equivocadas baseadas no senso comum ou em percepções pessoais, o que pode gerar prejuízos irreparáveis. Nesse sentido, mesmo que a previsão apresente ainda algumas lacunas, os dados numéricos possibilitam que o fazendeiro enxergue a condição média da atmosfera, delimitando períodos úmidos, secos, frios e de calor.

As informações contidas no modelo numérico, aliadas a uma consultoria especializada farão com que haja mais precisão nas ações tomadas na produção agrícola.

Outra vantagem desse sistema é que fornece informações sobre o período de chuvas e condições de radiação solar em todo território, o que permite que todas as etapas, do plantio até a colheita, sejam planejadas com responsabilidade. É importante lembrar que tais medidas também influenciam outras etapas, como armazenamento e transporte

Quando falamos da pecuária, entender os modelos numéricos é importante para planejar o manejo do gado, levando em conta a disponibilidade de alimentos, doenças, entre outros.

 

Saiba como a agricultura e a pecuária podem ser afetadas

Os modelos numéricos, como vimos ao longo do texto, utilizam todas as informações a respeito do clima e fazem os cálculos necessários para identificar as condições da atmosfera no futuro. Para isso, são feitas extrações dos dados de pontos específicos de interesse, como temperatura, pressão, chuva, umidade, vento etc. Os relatórios são gerados e produtores podem ter acesso a todas as condições previstas para a sua área de interesse.

Esses relatórios são atualizados diariamente, já que a previsão é feita apenas uma vez ao dia. Em seguida, os dados passam pela checagem de um meteorologista que confere se o que está descrito confere com as características da realidade. Além disso, existem os avisos automáticos de acordo com as informações que são geradas a partir dos relatórios que informam ao interessado a probabilidade de ocorrer ventania, trovoadas, chuva de granizo etc.

Com tudo isso, a agricultura e a pecuária são afetadas, pois o produtor passa a saber a hora certa de plantar e colher, interferindo diretamente nos lucros, e também a tomar as melhores decisões em relação ao gado, por exemplo, para a movimentação dos animais, realização de obras e providenciar alimentação.

Ao longo deste texto foi possível perceber que a análise de modelos numéricos para a previsão do tempo é de suma importância para a agricultura e a pecuária. Com as informações completas emitidas pelos relatórios, é possível se planejar e, com isso, melhorar a produtividade na agropecuária.

Agora que você já sabe quais são os benefícios do modelo numérico, entre em contatoe não corra o risco de ter prejuízos!