Artigo narrado por: Amanda Souza - Meteorologista

Em nossos textos aqui no Agrosomar, você já pode entender que o ponto chave para qualquer atividade agrícola é o planejamento, palavra mágica para uma colheita de muito sucesso na vida do homem do campo.

E este é o grande segredo para a plantação do milho safrinha, que exige planejamento principalmente quando o produtor deve ter total conhecimento sobre o momento certo para plantar, pois é de se saber que ao final do seu ciclo, a chuva já terá passado e a produtividade será afetada pelas condições da temperatura.

Por isto, este artigo será importantíssimo para que você compreenda como a condição climática interfere no período de cultivo do milho safrinha.

Continue com a gente!

Estimativas para o milho safrinha 2019

Falando sobre o cenário atual, você pode notar que nas últimas semanas o plantio do milho safrinha foi iniciado.

Na região do Paraná, até o dia 30 de janeiro, estima-se que 2,2 milhões de hectares já foram cultivados (Dados Deral). Já na região de Mato Grosso, a semeadura corresponde a um total de 4,7 milhões de hectares cultivados para o milho safrinha 2019.

(Dados Imea)

Cenário para milho safrinha

No ano anterior, a queda foi significativa na produção de milho. Em contrapartida, neste ano a expectativa é de que a produção de milho aumente, impulsionada pela safrinha, já que ela hoje representa 70% do total da área plantada com o grão no Brasil (Dados IBGE).

Em 2018, a estiagem de abril a maio em partes do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo afetou o desenvolvimento das lavouras de milho safrinha. Com isso, houve redução da produção nacional em quase 20%.

Apesar de que, em 2019, a expectativa da produtividade seja elevada no campo, não há como negar a preocupação quanto às condições climáticas.

Assim, como é previsto, a condição de chuva menos frequente no Centro-Oeste pode prejudicar e muito a produção do milho safrinha.

Qual é melhor momento para instalação do milho safrinha?

O milho safrinha é cultivado após a primeira safra, a qual normalmente é a cultura que tem maior investimento financeiro pelos produtores. A semeadura da safra varia de outubro a dezembro, enquanto a do Safrinha (2º safra), de janeiro a abril.

Para que o milho safrinha tenha sucesso, é preciso primeiro pensar na primeira safra, e então optar pelo cultivo da soja mais precocemente. Assim, você terá o tempo ideal para pensar na segunda safra e fará a semeadura do milho safrinha mais cedo, permitindo aproveitamento de todo o seu potencial produtivo.

Existe uma maneira para uma safra mais segura?

De acordo com o presidente da Aprosoja (GO), Adriano Antônio Barzotto, o plantio do milho safrinha 2019 deve acontecer dentro da melhor janela possível para diminuir os possíveis impactos do clima adverso.

Em sua fala - “O produtor está organizado e faz o planejamento de uma safra seguinte a outra. Então o plantio do milho safrinha já está totalmente definido, mas o que nos preocupa é o clima.

Sabemos que vai haver um pouco de variação climática também para a safrinha”.

Pois é, assim como na fala do presidente da Aprosoja, o clima interfere e muito na produção agrícola. Mesmo que o plantio se inicie no período mais adequado, as condições climáticas podem responder negativamente aquilo que o produtor esperava. Sabemos que é impossível controlar o clima, mas é possível ter um melhor planejamento para lidar com ele.

Por este motivo, a ferramenta Agrosomar é capaz de transformar o clima em um aliado importante para qualquer plantio.

Disponibilizamos da previsão de médio e longo prazo, que indica a melhor época para o plantio. Informações de penalização, que são capazes de mensurar a porcentagem de perda da produtividade agrícola. E também o nosso importante calendário fitossanitário, que pode evitar que o produtor se depare com possíveis pragas no momento da semeadura. 

O melhor planejamento em suas mãos

Em qualquer época, com as melhores maquinas, melhor manejo, independente da quantidade investida, os ganhos da produtividade agrícola vão continuar dependendo fortemente das condições climáticas.

Além de todas as épocas de plantio e da variação de culturas, em especial o milho safrinha, é necessário fazer um planejamento detalhado e organizado para ter seu início no período ideal com a melhor qualidade do clima.

Por este, e tantos outros motivos, nós queremos ajudar você a se planejar com informações climáticas que vão fazer você sair na frente em relação a sua produção.

Vamos começar? Vou te mostrar na prática como fazer um planejamento mais inteligente e lucrativo em sua safra.

 

É só clicar e experimentar 7 dias grátis do Agrosomar