O tempo é um fator incontrolável que afeta diretamente a vida do produtor rural. Mas isso não significa que ele não possa ser monitorado. A ferramenta Agrosomar é uma aliada para ajudar o agricultor a tomar as melhores decisões, de acordo com o tempo e o clima.

Agrosomar é uma plataforma que fornece muitas informações personalizadas, direto no seu celular, sobre a área e a cultura que você escolher. É possível ter dados sobre o tempo no curto e médio prazo, boletins, calendário fitossanitário e muitas outras informações.

Isso ajuda o produtor a tomar decisões mais embasadas no que diz respeito ao preparo do solo, plantio, manejo e também na colheita. Quer entender melhor como funciona essa ferramenta? Veja a seguir quais informações você consegue a partir dela. Boa leitura!

Mapas

A ferramenta Agrosomar tem mapas feitos por imagens de satélite das regiões que o agricultor escolhe monitorar. Assim, é possível visualizar se há chuvas a caminho, se a região como um todo está seca, se há nebulosidade que possa atrapalhar alguma ação na lavoura.

Além disso, os mapas contêm informações sobre a previsão do clima e das chuvas para as próximas horas. Outra vantagem é a possibilidade de ver nos mapas os dados observados na região. Isso dá um panorama do tempo no país e na área específica onde está localizada a lavoura em tempo real.

Gráficos

Quem contrata o Agrosomar tem acesso a gráficos muito simples e de fácil interpretação sobre dados como temperatura mínima e máxima para o período e precipitação.

No gráfico de precipitação, o agricultor poderá ver o acumulado de chuvas desde a data do plantio até o dia que ele olha os dados. Mas ainda há mais um dado muito estratégico: o mapa de precipitação entrega também a projeção para o final da safra.

O agricultor pode comparar essa informação aos dados da climatologia para se preparar para as próximas semanas. Com esses dados, é possível tomar melhores decisões no que diz respeito ao manejo, à colheita e até ao regime de irrigação.

Previsões

Na ferramenta, o produtor rural pode encontrar dois tipos de previsão do tempo: a de curto prazo e a de médio prazo. A primeira fala sobre as condições meteorológicas das próximas duas semanas. Essa informação é útil para planejar ações do dia a dia.

“Por exemplo, se ele aplica um produto em um dia e chove no outro, ele perde todo o produto, que é lixiviado — levado embora — do solo. Isso implica a reaplicação do produto, que vai ter custo. Isso é perder dinheiro”, explica Roberto Ribeiro de Lima, Coordenador Comercial da Somar Meteorologia.

Já a previsão de médio prazo pode abranger um intervalo de até nove meses e serve para o produtor planejar o seu ano. “Tem como objetivo fazer com que o produtor entenda qual é a tendência climática desse período, quais são as condições dos ciclos de chuvas — favoráveis ou desfavoráveis —, se é ano de El Niño ou La Niña, se haverá impacto nas chuvas em período de plantio etc.”, exemplifica Lima.

Boletins informativos

Na meteorologia, tão importante quanto ter acesso aos dados é saber interpretá-los. Um dos recursos da ferramenta Agrosomar são exatamente boletins informativos, que interpretam os dados do período, tornando-os ainda mais acessíveis para o produtor.

Esses boletins trazem informações climáticas e também dos impactos dessas condições meteorológicas para as diferentes culturas. Suponhamos que o agricultor tenha escolhido monitorar a lavoura de algodão em sua propriedade. A ferramenta fornecerá um boletim com informações relevantes para essa cultura em sua região.

Balanço hídrico

Outra funcionalidade da plataforma é o balanço hídrico. Ou seja, a ferramenta diz ao agricultor quanto de água tem disponível no solo para a cultura. Esse dado permite que o produtor visualize se há excedente ou deficiência de água no solo da lavoura.

“O produtor pode cadastrar o período que ele está plantando e o ciclo do plantio de cada semente. Por exemplo, é possível fazer um ciclo de soja de 90 dias ou de 120 dias. Essa estratégia de plantio é definida pelo produtor”, conta Lima.

Além de garantir que as culturas têm a quantidade de água necessária para se desenvolverem bem, o balanço hídrico permite elaborar um  planejamento de irrigação mais eficiente, evitando desperdícios.

Calendário fitossanitário

O calendário fitossanitário é uma funcionalidade do Agrosomar que permite ao produtor saber se há risco de pragas pelas próximas duas semanas para a sua lavoura. De acordo com a cultura que está sendo monitorada, a ferramenta mostra se há risco moderado ou alerta para alguma das pragas que podem prejudicar a safra.

Essa funcionalidade também mostra a temperatura mínima e máxima prevista para o dia e para os 15 dias seguintes, de forma que o produtor possa se planejar para ondas de calor, frentes frias ou intempéries. Para dar um exemplo, com essa funcionalidade, os criadores de gado podem se organizar melhor para garantir o conforto térmico dos animais.

O acumulado de chuvas é outra informação que o calendário fitossanitário traz, além da facilidade de acessar a previsão do tempo.

Monitoramento

O monitoramento constante da lavoura é uma prática muito importante para o produtor. Por meio dos dados sobre a meteorologia e a climatologia da região, o balanço hídrico e o calendário fitossanitário, o agricultor sabe exatamente o que está acontecendo na lavoura e ao que ela está sujeita.

Assim, ele tem a possibilidade de planejar ações, como a aplicação de defensivos, a colheita, o regime de irrigação e várias outras.

A ferramenta Agrosomar tem três tipos de planos diferentes, que atendem desde os pequenos produtores até os grandes latifúndios, cooperativas agrícolas e outras empresas voltadas para o agronegócio.

O plano Básico permite observar uma cultura em uma região geográfica. Já o plano Intermediário dá o direito ao monitoramento de até duas culturas em três regiões diferentes. O terceiro plano, Pro, garante ao agricultor a observação de três culturas em seis áreas. Esse plano é bem útil para quem tem culturas secundárias, por exemplo.

Para quem tem necessidades mais específicas existe a possibilidade de contratar um plano personalizado da ferramenta Agrosomar. Para isso, basta conversar com os analistas.

Ficou interessado em conhecer com mais detalhes e contar com as informações que o Agrosomar fornece na sua propriedade? Entre em contato conosco! Nós vamos encontrar o plano certo para as suas necessidades!