Texto narrado por: Lívia Fernanda- Jornalista

 

Em qualquer negócio voltado a agricultura, é muito importante que os tomadores de decisões observem aquilo que afeta a produtividade e as suas causas básicas, é imprescindível identificar quais são seus pontos fracos e fortes em relação ao mercado em que ela atua, e também, estar atento às oportunidades e às ameaças que estão presentes no ambiente que poderão beneficiar ou prejudicar a competitividade dessa empresa.

 

Por isto, preparamos este conteúdo especial para você que trabalha no campo, entenda melhor como os conceitos de macro e microambiente de marketing podem se tornar peças fundamentais para se obter sucesso em todo o fluxo de sua lavoura.

Continue com a gente!

 

O que queremos dizer com Micro e Macro ambiente

Todo ambiente empresarial, inclusive o agropecuário está englobado em um ambiente de marketing que é composto por dois conceitos, o microambiente e macroambiente.

 

O microambiente consiste em forças próximas ao campo que afetam diretamente a capacidade  de servir seus clientes, como por exemplo, a própria lavoura, quando o produtor não conhece bem o seu próprio produto (fertilizantes, sementes) no qual possui, os fornecedores, os clientes e também os concorrentes. Todas estas forças estão mais próximas do controle de qualquer produtor rural.

 

O macroambiente consiste em forças maiores que afetam todo o microambiente, são eles forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.

 

Como exemplo, a mudança de um presidente em um país influencia na volatividade do câmbio, por este motivo, qualquer empresa sentirá o impacto câmbial no fluxo de seu produto.

 

Vemos que neste exemplo, um grande produtor não pode controlar a alta ou a baixa da moeda, ficando então, dependente dos fatores macroambientais.

 

 

Principais fatores do Microambiente na Agricultura

 

Em outros textos, já mencionamos que a agricultura é uma industria a céu aberto e que merece toda a atenção do agricultor que gerencia sua produção.

 

É importante o agricultor entender que sua lavoura também faz parte de um ambiente de marketing, e que deve ser analisado fatores internos e externos que impossibilitam que o homem do campo tenha sucesso em suas safras.

 

Neste caso, vamos observar apenas fatores internos, voltados ao microambiente que devem ser observados por qualquer agricultor:

 

  • Produção:

 

 O produtor deve ter o controle total de tudo que compete a sua produção. Primeiramente seu planejamento financeiro, as condições do solo, as condições de tempo e clima, tipo de semente, fertilizantes, controle das pragas e também ferramentas adequadas para o manejo.

 

  • Fornecedores de insumos:

 

 Antes de escolher o melhor fornecedor de insumos para sua propriedade rural é preciso entender quais são os tipos de insumos possíveis e mais adequados no mercado. Diferenciais como a política de pagamentos, entrega dos produtos, atendimento e preços devem ser considerados.

 

  • Concorrentes:

 

 O produtor precisa estar atento sobre o que acontece não apenas em sua região, mas também as regiões concorrentes da sua produção para obter vantagens competitivas adotando novas práticas, tanto de manejo quanto voltadas as inovações tecnologicas.

 

  • Intermediários:  

 

É muito comum a procura do apoio de cooperativas para melhor o manejo e a comercialização do produto agricola.

 

Principais elementos do Macroambiente

 

O macroambiente vai além do controle do produtor rural. Muitas vezes neste caso, cabe apenas a adaptação. O macroambiente pode representar oportunidades e ameaças para qualquer produtor que precisa conseguir extrair possibilidades em seu ambiente de marketing, mesmo nas piores ou melhores situações.

 

  • Ambiente Econômico

 

Qualquer produtor precisa de capital para realizar seus objetivos, ou apenas para se manter ativo no mercado. Saber o que fazer em tempos de crise é o que determina quais serão as empresas que irão quebrar frente as dificuldades.

A instabilidade da economia acaba elevando o percentual de desemprego, e também reduz o faturamento do varejo, tudo isso afeta de forma direta o produtor que depende de clientes que consuma mais para que seus produtos possam girar no mercado. 

 

  • Ambiente Político legal

 

Leis e tributações afetam diretamente na forma como o produtor trabalha, até porque o produtor, muitas vezes, não possui instruções corretas de como lidar com toda a parte burocrática e quase sempre paga um alto preço por isso. Os produtores devem assumir uma série de compromissos financeiros desde momento em que começam o seu plantio e também, na pior das hipoteses, no fechamento de sua fazenda.

 

Uma boa parte de suas dívidas e contas a pagar estão relacionadas à carga tributária que no Brasil ainda possui uma legislação muito complicada, inclusive por que a todo momento, as leis tem muitas modificações.

 

  • Ambiente natural:

 

 Muitas empresas não sabem dos riscos que correm devido aos fenomenos climáticos. A entrega de um material pode não chegar ao cliente porque o caminhão ficou parado na rodovia que foi cedida devido a chuva em excesso.

Ou, em casos agricolas, o produto pode não ser entregue devido a falta de chuva na região naquele periodo.

A condição climática deve ser priorizada para não atrapalhar a entrega de produtos, e diminuir a credibilidade de qualquer empresa.

 

  • Ambiente Tecnológico:

 

 Todos sabemos como a tecnologia é importante para o bom funcionamento de qualquer ambiente de marketing. Hoje em dia, a fazenda também se inovou, e já não sobrevive sem ferramentas e maquinas mais tecnologicas adequadas para otimizar tempo e dinheiro em seus serviços.

 

Novas tecnologias criam oportunidades para pesquisas e novas estratégias, um gestor interado se atualiza para sair sempre na frente em seu negócio, sempre mostrando aos seus clientes inovações.  

 

Neste texto você pode entender quais são os acontecimentos que rodeiam a sua fazenda e a sua lavoura e como é importante olhar tudo com mais atenção para que toda a sua estratégia funcione perfeitamente.

É como um quebra-cabeça, se uma peça é colocada de forma errada, você acaba não conseguindo concluir o que você idealizou para o seu negócio.

 

Compreender todas essas forças internas e externas em seu ambiente de marketing, vai ajudar você a se comunicar melhor com seus clientes e fornecedores e a partir de agora, a chance que você acerte atendendo aos desejos deles é muito maior.

 

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